sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

REUNIÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA DIA:16/12/2014

No dia 16 de dezembro de 2013, às 11 horas, na sede da OMEBE, o Pastor Joaquim de Paula Rosa deu inicio a reunião do DERE - Departamento de Ensino Religioso nas Escolas, com o objetivo de continuar a definir o Eixo Curricular do ensino Religioso na Escola Pública.


 
Pr. Francisco Roberto Barbosa Nery teve a sua ausência justificada em função de uma reunião que estava acontecendo no mesmo horário na Secretaria Municipal de educação.
Estavam presentes no encontro a Profa. Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa, a Profa. Glauce Jane Lourenço, o Prof. Nilson dos Santos Carneiro e a Profa Cecília Onófrio Cardoso da Silva.
O Pr. Joaquim  de Paula Rosa iniciou com uma devocional, baseada em Eclesiastes 3:1-8, explorando os 28 tempos do texto, nos exortando a viver o tempo presente com intensidade e entregando o futuro nas mãos de Deus.
O Professor Nilson  dos Santso Carneiro orou.


 
A Profa. Jane Esther, relatora do GT15,  apresentou aos presentes o processo de formação do eixo curricular que fora enviado, anteriormente, para todos do GT15 via e-mail para as devidas considerações.
Além das sugestões enviadas via e-mail à profa. Esther, foi adicionada a colaboração da Profa Glauce, a proposta de currículo mínimo do Estado do Rio de Janeiro, que também esta sendo construída em quatro ciclos, sendo o segundo ciclo para o 8º. e 9º. Ano, o terceiro ciclo para o 1º. e 2º. Ano do ensino médio, e o quarto ciclo para o 2º. e 3º. Ano no ensino médio.
 
O prof. Nilson contribuiu com a proposta do Município do Rio de Janeiro, para alunos do 4º. e 5º. Ano do ensino fundamental.


 
A Profa. Cecília contribuiu com  um projeto de Currículo para os 3 anos do ensino médio. 
Após análise dos materiais, foi aprovado o projeto Curricular apresentado pela Profa Cecília, que deverá agora ser minuciosamente analisado e complementado com:
Informações do demais currículos apresentados; Informações do currículo mínimo do Estado para o ensino Religioso que não constam neste e também uma avaliação da Proposta do Currículo do Município, Sugestões de recursos didáticos e metodologias apresentadas aula por aula; Uma Bibliografia recomendada.
 
Ficou definido que o eixo Curricular se manterá em 3 anos de execução.


 
Sem mais, ficou definido que Cecília irá passar o arquivo já modificado para aceitar as sugestões aula por aula, para o grupo presente.
O  grupo estará auxiliando o DERE  na continuação da formatação deste documento, encaminhando para a Proofa Jane todas as alterações feita
Ficou definido que dia 22 de janeiro, o GT15 se reunirá na OMEB, às 10 horas, para o fechamento do documento.
Ficou definida a meta de distribuir o novo Eixo curricular no dia da reunião regular do DERE, dia 30 de abril de 2014.
 
A profa. Jane Esther orou e deu por encerrada a reunião.