sexta-feira, 28 de março de 2014

EDUCAÇÃO - NOTÍCIAS

http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=2011502


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO REALIZA O X FÓRUM DE ENSINO RELIGIOSO

 27/03/2014 - 17:38h - Atualizado em 28/03/2014 - 09:21h
 » Gabrielli Damazio / Fotos Cris Torres
Este ano, o tema foi "Fraternidade: um grito por dignidade"

A Secretaria de Estado de Educação, por meio da Assessoria Especial de Ensino Religioso, realizou, nesta quinta-feira (27/03), o X Fórum de Ensino Religioso, no auditório da sede da Seeduc. O objetivo do encontro foi oportunizar reflexões e diálogos sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2014 - “Fraternidade e Tráfico Humano”.
 
Na mesa de abertura, estiveram presentes o subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino da Seeduc, Antonio Vieira Neto; o assessor especial Luiz Carlos Pugialli - representando a Secretaria de Estado da Casa Civil e o Gabinete do governador Sérgio Cabral; o diretor do Departamento de Ensino Religioso da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Padre Paulo Romão; o assessor de comunicação da Sociedade Beneficente Muçulmana do estado, Fernando Celino; e a representante da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna, Raga Bhumi.
 
Na ocasião, o subsecretário Antônio Neto destacou a importância da implementação do Currículo Mínimo de Ensino Religioso, ocorrida este ano. O documento serve como referência a todas as escolas da rede, apresentando as competências e habilidades que devem estar nos planos de curso e nas aulas. Sua finalidade é orientar, de forma clara e objetiva, os itens que não podem faltar no processo de ensino-aprendizagem em cada componente curricular, ano de escolaridade e bimestre.
 
- Esse é o nosso 10º fórum. O professor de Ensino Religioso é valioso para cada unidade escolar. É uma política pública que já está consolidada no Estado do Rio de Janeiro. É um momento de orgulho e conquista para a Secretaria, porque, pela primeira vez, essa disciplina terá um Currículo Mínimo. Foi um trabalho árduo, mas que teve um belo resultado. Esse material de excelência irá auxiliar o trabalho dos docentes na disciplina - afirmou o subsecretário.
 
O documento encontra-se disponível para acesso nos portais Conexão Professor e no site as Seeduc.
 
A manhã contou, ainda, com a apresentação cultural do Ciep 123 - Glauber Rocha, de Nova Friburgo. Os alunos fizeram, de forma criativa, uma releitura sobre a história do negro no Brasil. O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, agradeceu a presença dos estudantes e professores.
 
- Vocês são exemplos de que a escola pública tem o seu valor. Temos que resgatar o respeito mútuo, o olhar e o carinho com o próximo. Reconhecer o valor do outro. A apresentação foi maravilhosa, estou emocionado - disse Risolia.
 
Durante o dia, foram ministradas várias palestras com temas diversificados: Fraternidade: Um grito por dignidade; Escravidão no mundo atual; Preconceito e intolerância na escola; e Ensino Religioso no Estado do Rio de Janeiro – 10 anos de desafios e conquistas.

Para a assessora especial de Ensino Religioso da Seeduc, Maria Beatriz Leal da Silva, o encontro teve um resultado positivo.

- Fiquei muito feliz com o resultado do fórum. Todos saíram satisfeitos com o tema trabalhado e com a novidade do Currículo Mínimo para o Ensino Religioso. Tudo isso no ano em que comemoramos os dez anos do primeiro concurso público para a disciplina na rede estadual, concluiu.
 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Atenção!!! Estado Faz nova Convocação!!!!

Estado do Rio de Janeiro faz nova convocação para professores de Ensino Religioso. Listagem saiu no diário Oficial do dia 13/03/2014. Fiquem Atentos!!!

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DOCENTE I - ENSINO RELIGIOSO
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e, tendo em vista a autorização governamental constante do Processo nº 03/002892/2010, publicado no D.O. de 3/9/2010 e com fulcro no inciso V do artigo 77 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, torna pública a CONVOCAÇÃO dos candidatos aprovados e classificados no Concurso Público, realizado em 2013, homologado em 21/8/2013, cujo resultado final foi publicado no D.O. de 9/8/2013.
Os candidatos deverão comparecer no local, dia e hora fixados neste Edital, munidos de original e cópia, de documento de identidade, CPF, PIS / PASEP, Título de Eleitor, CTPS, Certificado de Reservista, Diploma de Conclusão, Comprovante de Residência e credenciamento expedido pela Autoridade Religiosa, de acordo com o edital do concurso.
Os candidatos considerados habilitados pela Equipe de Acompanhamento e Avaliação da Regional serão encaminhados à Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional - SPMSO/SES, para exame médico admissional onde deverão apresentar os seguintes exames:
a) Hemograma completo, VHS
b) Glicose
c) Uréia
d) Creatinina
e) Urina EAS
f) Laudo de Otorrino com avaliação das cordas vocais e videolaringoscopia
g) Laudo de acuidade visual com fundoscopia e tonometria
h) Eletrocardiograma com laudo do cardiologista - 40 anos (inclusive) em diante
i) Laudo do obstetra assistenteeaúltima ultrassonografia, no caso de gravidez
j) Comprovante de esquema vacinal antitetânico atualizado.

Caso os candidatos não compareçam no prazo de 10 (dez) dias serão considerados faltosos, sob pena de perda da vaga obtida no concurso.