terça-feira, 6 de maio de 2014

Reportagem do Jornal "O Dia" sobre cartilha polemica no Ensino Religioso

Cartilha polêmica na Educação
Grupo estuda processar secretaria estadual por considerar conteúdo homofóbico e machista
FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - O Grupo de Pesquisa (religiosa) Ilé Oba Òyó, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) vai denunciar a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) ao Ministério Público devido à distribuição de cerca de cem cartilhas que incentivam a homofobia, na avaliação do grupo. Intitulado ‘Keys to Bioethics’ (Chaves para a Bioética), o manual abriu a polêmica ao ser oferecido durante o 10º Fórum de Ensino Religioso (ER), realizado domingo, para professores do setor. 

“O material foi disponibilizado em kits da secretraria. E no fórum foi informado que mais de 2 milhões de manuais estão disponíveis em igrejas católicas e podem ser retirados pelos interessados. São 80 páginas de puro conservadorismo, homofobia e machismo, com ilustrações perversas e debochadas”, diz a coordenadora do Grupo Ilé Oba Òyó, Stela Guedes Caputo, adiantando que seu grupo fará a denúncia ao MP na sexta-feira. 

De acordo com Stela, a cartilha condena a adoção de crianças por casais homossexuais, métodos contraceptivos e o aborto, mesmo em casos de estupro. “Tudo baseado em supostos estudos científicos e na Bíblia. Vamos exigir que os manuais que já chegaram às escolas sejam recolhidos”, adiantou Stela, lembrando que o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) aprovou moção de repúdio à cartilha. 

Antônio Pinheiro, professor do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, do Instituto de Educação Superior do Rio de Janeiro e ativista do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), também condena a cartilha: “Isso não cabe num processo pedagógico curricular, quando estamos justamente repensando continuamente modos de romper com a ‘invisibilidade’ de alunos e alunas. A formação de pensamento crítico e de cidadania e o respeito pelas particularidades de cada pessoa são deixados de lado”. 

Em nota, a secretaria, que enalteceu o fórum em seu site, dizendo que o “encontro foi para oportunizar reflexões e diálogos sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2014 ‘Fraternidade e Tráfico Humano’ (da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB), alegou que “o manual não foi produzido pela secretaria e nem reflete o pensamento da mesma”. A nota afirma ainda que o material foi distribuído por uma servidora, “que já foi repreendida pela atitude”. A secretaria não informou que reprimenda foi dada à servidora e nem se vai recolher ou não as cartilhas que por acaso tenham chegado a algumas escolas. 

R$ 16 milhões para ensino religioso 

A polêmica cartilha, produzida pela Pastoral Familiar do Brasil, com a Fondation Jérôme Lejeune e pela Jérôme Lejeune Catédra de Bioética, ligadas à Igreja Católica, traz textos controversos. Os que criticam a cartilha argumentam que o conteúdo vai causar constrangimentos a quem já enfrenta preconceitos por sua orientação sexual. A Seeduc gasta R$ 16 milhões por ano com a disciplina de ensino religioso, que tem mais de mil professores no estado. A maioria deles, católica. 






sexta-feira, 2 de maio de 2014

Reunião do DERE - OMEBE- 30 de abril de 2014


Ontem, dia 30 foi realizado na OMEBE, o Primeiro Encontro de Professores Evangélicos de Ensino Religioso deste. Foi uma tarde maravilhosa! Todas as informações estão no programa.
Desde já agendem a próxima reunião para o dia 22 de outubro de 2014, às 13h.



 

1º MOMENTO
Boas Vindas - Pr. Prof. Francisco Roberto Barbosa Nery
Devocional - Pr. Joaquim de Paula Rosa
Oração 




2º MOMENTO
Aula inaugural - As Ferramentas de Enfrentamento – Riscos: O que estraga a nossa vida. – Prof.a Cecilia Onofrio Cardoso da Silva 
(Baseada no Eixo Curricular do 4ª. Bimestre do 1ª. Ano do Ensino Médio)



  


3º MOMENTO
INFORMES GERAIS: 
* Atividades Gerais do DERE em 2014 - Pr. Joaquim de Paula Ros
* Credenciamento e Recredenciamento do Magistério do Ensino Religioso - Profª Vera Lúcia Gomes da Silva
* Cursos On Line – Formação Continuada - Pr. Joaquim de Paula Rosa e Profa. Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa 
* “Mães Unidas em Oração” – Ministério nas Escolas – Profª Jane Esther de Paula Rosa




4º MOMENTO
Sugestão de Bibliografia para o Ensino Religioso: Bibliografias que poderão auxiliar os professores de Ensino Religioso – Rev. Marcos Batista, da Sociedade Bíblica do Brasil



                                      

Seminário: Transcendência do Eu, do Coletivo e na Cosmovisão – Pr. Prof. Francisco Roberto Barbosa Nery


5º MOMENTO
* Entrega da Bíblia Sagrada e Eixo Curricular: Profª Jane Esther de Paula Rosa e Valéria de Oliveira Teixeira (Gente Administrativa da OMEBE)




* Palavras Finais e Encerramento – Pr. Joaquim de Paula Rosa

* Confraternização